Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

SSP participa de entrega das novas câmeras de monitoramento

Publicação:

Imagem mostra o secretário adjunto, Mário Ikeda, ao lado das demais autoridades durante o evento
Mário Ikeda (ao centro) participou da entrega de 42 novas câmeras de monitoramento para o cercamento eletrônico de veículos - Foto: Calvin Neruam - SSP
Por Texto: Leonardo Fister/Ascom SSP

O secretário estadual adjunto da Segurança Pública, Mário Ikeda, participou da entrega de 42 novas câmeras de monitoramento para o cercamento eletrônico de veículos, na manhã desta quinta-feira (08/05). O evento ocorreu no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic), em Porto Alegre. As câmeras, que substituem os equipamentos que foram danificados pela enchente de maio de 2024, foram custeadas pelo Instituto Cultural Floresta (IFC). Também estavam presentes o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o presidente do Conselho do ICF, Claudio Goldsztein.

Ikeda destacou que o uso do equipamento e o trabalho integrado das forças de segurança auxiliam na redução da criminalidade. "Esse sistema integrado entre o estado e o município já funciona há bastante tempo. Nesse período, o programa nos ajudou a reduzir em quase 90% o número de roubo de veículos em Porto Alegre. Então, é extremamente importante o apoio do município para a redução dos índices de criminalidade. Além disso, o processo de reconhecimento de placas também auxilia o trabalho da polícia no combate a outros crimes que também utilizam os automóveis como meio de locomoção na cidade".

cameras novas 10
Evento ocorreu no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic), em Porto Alegre - Foto: Calvin Neruam - SSP

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, reforçou a importância da iniciativa. "Nós perdemos muitas câmeras na enchente do ano passado e o Instituto Floresta disse que ia nos apoiar comprando os novos equipamentos. Essa aquisição vem se somar às demais câmeras instaladas pela cidade e reforçar esse sistema robusto que temos junto com a Secretaria de Segurança Pública".

Sobre as câmeras

As câmeras permitem detectar veículos suspeitos, contribuindo para a prevenção e resposta rápida às ocorrências. As imagens são utilizadas pelo Ceic-POA e compartilhadas em tempo real com o Centro de Operações da Brigada Militar. Essas informações são cruzadas com os bancos de dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, permitindo identificar roubos, furtos ou suspeitos de envolvimento em crimes. Quando uma situação suspeita é identificada, a Brigada Militar é imediatamente acionada para abordagem.

cameras novas 6
Câmeras permitem detectar veículos suspeitos, contribuindo para a prevenção e resposta rápida às ocorrências - Foto: Calvin Neruam - SSP

Comentários

Secretaria da Segurança Pública