Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Suspeito por roubo na casa de bombas de Canoas é preso com arma e munições

Publicação:

Roubo de cabos elétricos da casa de bombas resultou no desligamento do sistema
Roubo de cabos elétricos da casa de bombas resultou no desligamento do sistema - Foto: Polícia Civil - RS

Policiais civis da 4ª Delegacia de Polícia de Canoas, com apoio de outras delegacias, cumpriram na manhã de quarta-feira (27/8) mandados de buscas e de prisão temporária no bairro Rio Branco, em Canoas. Um homem foi preso. A polícia investiga o roubo de cabos elétricos da casa de bombas nº 4, no bairro Fátima, considerada essencial para o escoamento da água e a proteção contra enchentes no município. Após o delito, a estrutura foi corrompida e parou de funcionar temporariamente. A investigação da Polícia Civil teve início a partir do registro da ocorrência por um funcionário da casa de bombas.  

De acordo com o delegado Maurício Barison, coordenador da operação, os agentes apreenderam com o suspeito um revólver calibre 38 e munições. O homem tem histórico criminal por homicídio, roubo, furtos de fios e cabos e posse ilegal de armas. Com ele foi localizado também um simulacro de arma, idêntico ao revólver utilizado no crime. Foram apreendidos ainda quatro cadernos com anotações, que serão analisados.  

Os criminosos responderão por roubo majorado pelo uso de arma de fogo e pelo dano qualificado ao patrimônio público. A investigação segue em andamento, com o objetivo prender outros dois envolvidos. 

Entenda o crime 
Na madrugada de 2/7, três criminosos armados invadiram a casa de bombas e roubaram fios e cabos com alta capacidade de condução elétrica dos geradores, causando um curto-circuito na rede de energia, o que resultou no desligamento do sistema. A prisão do investigado representa um passo importante no combate a esse tipo de delito, que além de gerar prejuízo, ameaça o funcionamento de serviços essenciais em Canoas, afirmou o diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), delegado Cristiano Reschke. 

Denúncias sobre esse e casos semelhantes podem ser feitas de forma anônima pelo site da Polícia Civil (www.pc.rs.gov.br), pelo telefone (51) 3425-9056 (linha direta) ou ainda pelo WhatsApp (51) 98459-0259. 

Texto: Dulce Mazer (Ascom/SSP-RS). Edição: Luciana Balbueno (Ascom/SSP-RS).

Secretaria da Segurança Pública