Banda da Brigada Militar completa 114 anos com apresentações em todo o Estado
Publicação:
A Banda de Música da Ajudância-Geral da Brigada Militar foi criada no dia 1 de fevereiro de 1912, com o objetivo de elevar a moral e o espírito de corpo das tropas, manter a tradição e o patriotismo, atuar como ferramenta de comunicação social e aproximação com a comunidade. Foi reconhecida como relevante interesse cultural do Estado pela Lei n.15.367/2019 e tombada como bem cultural de natureza imaterial da cidade de Porto Alegre PLL673/23.
A Banda contribui para a realização das solenidades, honrarias militares e fortalece o elo cultural da BM com a sociedade, atuando em diversos eventos cívicos e comunitários.
Com apresentações em praças públicas, no litoral, em parques e em eventos sociais de diversos segmentos, leva música à população, prevenção e segurança, aliando a presença policial à promoção da cultura e à garantia de um ambiente seguro para a comunidade gaúcha.
Segundo o coordenador da Banda da Brigada, 1° sargento PM Flávio Luís de Lima Gonçalves, um dos objetivos é justamente aproximar a corporação da comunidade, mostrando que o policial vai além da atuação na segurança pública. “O policial militar, além de fazer segurança, também é músico. É um cidadão da comunidade, que tem sua veia cultural, e é passivo de acertos e erros, como todo mundo. E a música faz parte da formação cultural do ser humano”, afirma.
Homenagem da Assembleia Legislativa
Em virtude da comemoração dos 114 anos, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul realizou, de 9 a 13 de fevereiro, uma exposição com fotografias da Banda.
Na quarta-feira (11/2), em evento no espaço Carlos Santos, hall de entrada da Assembleia Legislativa, foram realizadas homenagens e a apresentação da história da Banda da Brigada e de alguns dos projetos permanentes, como o Brigada Acolhe.
A primeira mulher selecionada para a Banda
Em 2025, a Banda de Música passou a contar com uma policial militar em sua composição, a soldado PM Amanda Fraga dos Santos Lopes. A policial iniciou seus estudos de sax alto na Banda do Colégio Tiradentes, de Porto Alegre, no ano de 2016, e desde então vem desenvolvendo domínio do instrumento.
Primeira mulher na Banda selecionada por meio de edital, ela sente que quebrou barreiras. “O meio militar é historicamente masculino, e na banda, pelo fato de não ter nenhuma mulher selecionada em mais de 100 anos, estar aqui é muito significativo porque encoraja outras mulheres. É desafiador. Até na música as referências são sempre masculinas, é difícil encontrar mulheres”.
Amanda acredita que o número de mulheres na Banda deve crescer após a sua entrada: “Meu sonho é ver a banda cheia de mulheres, mas a rotina de viagens e turnos que não são fixos torna complicado para mulheres com filhos. Mas já sei que existem interessadas”.
Atualmente, 24 músicos policiais militares são comandados pelo mestre 1º sargento PM Luciano da Silva Lopes. Eles representam com excelência a Brigada Militar e mantêm viva uma tradição construída ao longo de mais de um século de história.
Projeto Brigada Acolhe
Iniciado em 2019 durante a pandemia de Covid-19, levava música e conforto às crianças órfãs nos 18 abrigos criados. Foram 180 ações na capital naquele período. O projeto foi se expandindo para outros públicos, chegando a casas de repouso e acolhimento e hospitais. No ano de 2023, uma reformulação passou a levar a banda a cerca de 20 cidades em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
Música no litoral
Durante o verão, a Banda circula por diversas praias do Litoral Norte como parte da operação Golfinho e operação Verão Total. A iniciativa também integra o projeto Polícia de Proximidade, que promove ações de integração entre a Brigada Militar e a população.
“A Banda se aproxima da comunidade levando um pouco de cultura e tradição. Nosso repertório é vasto e vai do gênero militar a músicas populares, como Djavan e Jota Quest”, explica o sargento Gonçalves.
A agenda de apresentações é extensa e inclui cidades de todas as regiões do Rio Grande do Sul. A programação completa e outras informações podem ser conferidas no Instagram oficial da banda.
Texto: Ascom SSP.