Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

BM realiza treinamento com simulação de assalto a banco em Caxias do Sul, na madrugada desta quarta-feira, 27

Evento, que envolve o Banco do Brasil e a sede da empresa Prosegur, no centro da cidade, faz parte de plano de pronta-resposta

Publicação:

Card com texto: atenção, caxias do sul. Treinamento com simulação de assalto a banco. Fique ligado: a partir das 2h da madrugada de quarta-feira (27/4), junto ao Banco do Brasil e à sede da Prosegur, no Centro.
Teste do planejamento de pronta-resposta terá participação de cerca de 150 agentes de órgãos de segurança - Foto: Arte Carlos Ismael Moreira sobre foto divulgação

A Brigada Militar (BM) vai realizar a partir das 2h da madrugada desta quarta-feira (27/4), em Caxias do Sul, na Serra, um treinamento com simulação de assalto a banco no centro da cidade. A realização do evento tem sido divulgada pela corporação e por meio de veículos de imprensa desde a semana passada para avisar a população caxiense e eliminar qualquer preocupação com a movimentação que se dará no local do evento. 

Toda a ação, que envolverá o Banco do Brasil e, ainda, a sede da empresa de transporte de valores Prosegur, também no Centro da cidade, faz parte de um teste do planejamento de pronta-resposta elaborado pela BM para enfrentamento a eventuais situações desse tipo. Os ataques serão simulados de forma simultânea na agência do BB e na sede da transportadora. Serão utilizadas munições de festim e rojões para simular explosões. Haverá bloqueios nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, da Treze de Maio até a Dr. Montaury. A programação, com cerca de duas horas de duração, deve se encerrar no distrito de Santa Lúcia do Piaí, onde haverá encenação da fuga.

Todos os participantes que irão encenar a ação, mesmo no papel de assaltantes, são operadores das forças de segurança. A simulação contará com cerca de 150 servidores do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra (CRPO-Serra), do 4º Batalhão de Polícia de Choque (4º BPChq), do Batalhão de Aviação (Bav-BM), da Polícia Civil, do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Guarda Municipal, da fiscalização de trânsito do município e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A simulação coloca em prática o plano tático de reação a ataques como os recentemente registrados em Criciúma (SC) e Guarapuava (PR), para estabelecer com mais clareza qual o papel de cada agente numa eventual operação de repressão a criminosos que empreendam um ataque de tomada de cidade. Treinamento semelhante foi realizado recentemente em Campestre da Serra, liderado pelo 10º BPM e outra simulação de assalto a banco também ocorreu em Novo Hamburgo. 

O modelo de crime mais conhecido como novo cangaço teve ocorrências praticamente erradicadas no Rio Grande do Sul, a partir das ações da Operação Angico, da BM, e do planejamento estabelecido pelo Programa RS Seguro. Os indicadores de criminalidade divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) no início de abril mostram redução de 33,3% nos ataques a banco em março, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, e de 60% quando analisado o acumulado do 1º trimestre frente igual período de 2021.

Texto e edição: Carlos Ismael Moreira/SSP

Secretaria da Segurança Pública