Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Bombeiros, Polícia Civil, Brigada Militar e Marinha realizam ação preventiva no Litoral Norte

De Torres a Quintão, agentes realizaram varredura na costa para retirada de objetos que possam causar riscos ao banhistas

Publicação:

Em primeiro plano, um bombeiros em uma moto-aquática no mar. Ao fundo, helicóptero sobrevoa o mar em frente a um navio.
Helicóptero e motos-aquáticas foram utilizados na operação

Bombeiros militares, policiais civis, brigadianos e marinheiros uniram esforços em prol da segurança dos gaúchos no Litoral Norte nesta quarta-feira (9/12). A iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul percorreu a costa abrangendo as praias de Torres a Quintão e mobilizou 23 profissionais, duas moto-aquáticas, três embarcações, um helicóptero, quatro viaturas pick-up e um caminhão de abastecimento para a aeronave. É a primeira vez que uma ação preventiva nas praias envolve tantos órgãos.

Grupo de bombeiros militares na praia próximo ao mar. Ao fundo, homem suspenso por uma corda presa a um helicóptero que sobrevoa a água.
Ação mobilizou efetivos do CBMRS, Polícia Civil, Brigada Militar e Marinha no Litoral Norte

Visando a segurança e a prevenção de riscos aos banhistas e surfistas, os esforços da operação foram em identificar e recolher objetos flutuando (a deriva) na superfície do mar ou logo abaixo e que tivessem potencial de causar danos seja por impacto, corte ou que se enrolem em banhistas e praticantes de esportes náuticos como surf, stand up paddle e kitesurf.

Conforme o CBMRS, a atividade realizou uma varredura área em busca de objetos a partir da observação pela aeronave da Polícia Civil, contando com a aproximação da moto-aquática para confirmação. Materiais como redes presas a âncoras mas que não estavam à deriva tiveram a localização demarcada para serem removidos na medida que as condições de mar ofereçam segurança para a operação. Depois de recolhido, o material cujo proprietário não for identificado ficará com a Policia Ambiental ou algum fiel depositário designado pelo órgão.

A operação reforça a integração dos diversos órgãos de segurança, que encontram na proteção ao lazer da população durante o veraneio um ponto de convergência, demonstrando a capacidade de mobilização e atuação conjunta coordenada.

Texto: Ascom CBMRS
Edição: Ascom SSP

Secretaria da Segurança Pública