Brigada Militar lança a campanha Orgulho em Pertencer
Iniciativa visa fortalecer os vínculos com a comunidade e valorizar os PMs
Publicação:

Com o objetivo de aproximar ainda mais a corporação da sociedade e valorizar os seus profissionais, a Brigada Militar lançou a campanha institucional "Orgulho em Pertencer". A ação apresenta uma série de depoimentos de policiais militares, que relatam suas trajetórias, motivações e o orgulho de fazer parte da instituição.
Veiculada nas redes sociais, a campanha visa humanizar a imagem do policial militar, reforçando o papel essencial que esses profissionais desempenham no cotidiano das comunidades gaúchas. A presença constante de brigadianas e brigadianos nas ruas, nas escolas, nos bairros e nas ações de cidadania é destacada como um elo de confiança e segurança para a população.
Responsabilidade e dedicação
Além de dialogar com a sociedade, a iniciativa tem também um importante papel interno: valorizar o trabalho dos policiais militares, reforçando o sentimento de pertencimento, orgulho e compromisso com a missão de proteger e servir.
“A campanha nasce do reconhecimento da importância de cada policial e da relação de confiança que deve existir entre a Brigada Militar e a população. Queremos mostrar quem são os homens e mulheres que vestem a farda com responsabilidade e dedicação. Mais do que uma campanha de comunicação, é um convite para que a sociedade conheça de perto aqueles que fazem da Brigada uma instituição forte, confiável e comprometida com o bem-estar de todos os gaúchos”, destaca o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli.
Histórias inspiradoras
Orgulho em Pertencer apresenta histórias inspiradoras de integrantes da Brigada Miliar, reafirmando os valores de dedicação, superação e compromisso com a segurança pública do Rio Grande do Sul. Os depoimentos evidenciam o comprometimento dos profissionais que, além de proteger a sociedade, constroem trajetórias marcadas por vocação, esforço e amor à farda.
Um exemplo é o soldado Sátira. Natural de Goiás, ele ingressou na corporação em 2020. Para Sátira, a oportunidade de servir no Rio Grande do Sul representa a realização de uma conquista difícil. “O concurso foi uma oportunidade de realizar um sonho. Atualmente estou muito feliz em fazer parte das fileiras da segurança pública e servir o povo gaúcho”, declarou.
O soldado Alexei Severo, por sua vez, entrou oficialmente para a BM em 2022. Aos 25 anos, ele iniciou a trajetória ainda em 2014, ao ingressar no Colégio Tiradentes. Filho de policiais militares, Severo concilia a carreira na corporação com o curso de Direito. “A Brigada pra mim é uma fundação onde pretendo me estabelecer e crescer na carreira profissional”, afirma.
Já a soldado Suzana Ceresoli, de 32 anos, ingressou na Instituição em 2021 e atua no Quartel do Comando-Geral da Brigada Militar desde 2024. Em 2023, ela foi diagnosticada com câncer de mama, mas enfrentou o desafio sem se afastar das atividades. “Para mim, a Brigada Militar era uma oportunidade, mas se transformou em um sonho. Hoje me sinto realizada com o apoio de todos. Vejo a BM como uma família”, destaca.