Brigada Militar realiza formatura do curso nacional de novos mentores do Proerd
Publicação:

Na tarde de sexta-feira (11/03), a Brigada Militar realizou a formatura do Curso Nacional de Formação de Mentores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que aconteceu durante essa semana no município de Igrejinha. O curso capacitou 29 novos mentores do Programa para a instituição gaúcha, além de outros 5 para as Polícias Militares dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.
O Proerd é um programa de promoção à qualidade de vida, missão fundamental das polícias militares com ações de segurança pública. Desenvolvido com base na prevenção criminal para evitar a utilização de drogas lícitas e ilícitas, bem como o cometimento de atos de violência escolar e familiar, em especial. Baseado no programa norte-americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), que fundamenta os currículos em pesquisas científicas, foi implementado na Brigada Militar no ano de 1998, portanto, já são mais de duas décadas da iniciativa no RS.
Desde o início do Programa até o ano de 2021, já passaram pelo Proerd gaúcho mais de 1 milhão 420 mil crianças, adolescentes e pais, que interagiram com brigadianos e brigadianas instrutores (proerdianos) nos vários currículos disponíveis (anos iniciais, 5º ano, 7º ano e Pais).
O Curso de Mentor qualifica muito o Programa e seu desenvolvimento, pois amplia a rede de facilitadores e mentores, aumentando a sua capilaridade no Estado e melhorando a supervisão técnica, o que possibilita maior fidelidade às normas e padrões internacionais. Tanto que o Diretor do “D.A.R.E. América” Sr. Rafael Morales acompanhou de forma remota a capacitação, com interações pontuais. O curso tem 40 horas-aula de atividades teóricas e práticas de andragogia e do método certificado de avaliação do Proerd.
A equipe de capacitação foi coordenada pelo tenente-coronel Cilon Freitas da Silva, sendo composta, ainda, pelos majores Juliano André Amaral, Fabiano Henrique Dorneles, Karine Pires Soares Brum, Gyovanni Bortolini Machado, pelos tenentes Fabiano Brondani de Aquino e Edson Schneider Glassmann, e pela pedagoga e sargento da reserva Sandra Maders. Como o curso teve âmbito nacional, contou a equipe com suporte técnico do capitão Alberto Nery Rocha da Polícia Militar de Minas Gerais e do pedagogo e sargento Gauss Greys Xavier Lins, da Polícia Militar de Santa Catarina.
Prestigiaram o evento o Prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, o Presidente da Câmara de Vereadores, Silvestre Garcia, a Promotora de Justiça, Brenusa Marquardt Corleta, o Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED), Rodrigo Vasconcelos.
Representando o comando-geral o Comandante do CRPO-Vale do Rio dos Sinos, coronel João Ailton Iaruchewski, que destacou a importância do Proerd, enaltecendo o papel dos novos Mentores para ampliação e manutenção da fidelidade ao Programa, bem como do policial militar “proerdiano” que, em suas palavras, “é diferenciado, pois possui três características fundamentais, a primeira é empatia, a segunda é altruísmo elevado e a terceira é a perseverança, pois procura sempre deixar a mensagem para as crianças”. Também estiveram presentes na Formatura o Diretor do Departamento de Ensino (DE), coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, o Comandante do CRPO-Missões tenente-coronel Sérgio Gonçalves dos Santos, entre outros oficiais, praças e familiares.
O tenente-coronel Cilon Freitas da Silva, ressaltou a importância do Curso de Mentores e agradeceu o apoio da comunidade de Igrejinha que auxilia a Brigada Militar e a todos os órgãos de segurança com excelente estrutura, o que possibilitou suportar um curso desta envergadura. Agradeceu, também, as Polícias Militares de outros Estados que participaram do Curso, com um destaque especial para a Polícia de Minas Gerais e de Santa Catarina pelo suporte técnico.
O Prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, saudou a Brigada Militar pela ação excepcional no campo da prevenção às drogas e que reforçou que o município estará sempre à disposição, para apoiar este trabalho e outras iniciativas da Brigada Militar.