Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Delegado de polícia é preso

Publicação:

O delegado Alexandre Vieira, 47 anos, foi preso, na tarde desta segunda-feira (20.05), pela Polícia Civil, em Porto Alegre. A prisão preventiva foi decretada pelo Judiciário da Capital. O pedido de prisão foi feito pelo Ministério Público, a partir de um inquérito policial que indiciou Vieira por prevaricação, extorsão, falsidade ideológica, falso testemunho e lavagem ou ocultação de bens, direitos ou valores.

O Chefe de Polícia, delegado José Antônio de Araújo, disse que a prisão integra um conjunto de ações desencadeadas pela Secretaria da Justiça e da Segurança com o objetivo de “depurar a instituição”. Segundo Araújo, “aqueles policiais que não entenderam o recado estão agora sendo presos”.

O delegado Alexandre Vieira foi detido na sua residência, no Bairro Bela Vista. Antes de ser conduzido ao xadrez do Grupamento de Operações Especiais (GOE), localizado na Central de Polícia, ele passou por exame no Departamento Médico-legal. Ele vai dividir a cela com outros policiais civis que aguardam julgamento.

A atuação do delegado Vieira vinha sendo investigada desde o início de 2001, quando surgiram denúncias contra ele na CPI do Crime Organizado. Na oportunidade, a Secretaria da Justiça e da Segurança e o Ministério Público Estadual criaram uma força-tarefa composta pelas Polícias Civil e Militar e promotores públicos, para a investigação das denúncias. Um dos inquéritos produzidos por esta força-tarefa resultou na prisão de Vieira.
Secretaria da Segurança Pública