Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

IGP promove palestra sobre Processamento de Impressões Digitais

Publicação:





O Instituto-Geral de Perícias (IGP) promove, nesta terça-feira (04/11), a palestra Sistema Aspid – Atendimento de Solicitações de Processamento de Impressões Digitais, ministrada pelo físico Maurício Tazza, do Centro Federal de Educação Tecnológica, de Curitiba-PR. O palestrante é o criador do sistema Aspid e doutor em ciência da computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O evento, destinado a servidores e alunos do curso de formação do IGP, é aberto ao público em geral. A palestra será realizada das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Auditório da Secretaria da Justiça e da Segurança, na Rua Voluntários da Pátria, 1358, 9º andar, em Porto Alegre.

O Aspid é um programa de informática compatível com o sistema AFIS (Automated Fingerprint Identification System), tecnologia que permite a identificação
automática de impressões digitais via computador. Esse sistema possibilitará que as impressões digitais coletadas em locais de crime sejam confrontadas eletronicamente com uma base de dados criminais cadastrados, o Infopen (Banco de Dados de Informações Penitenciárias), de responsabilidade da Superintendência de Serviços Penitenciários. O Infopen, que foi implantado em 1997, conta atualmente com mais de 33 mil indivíduos cadastrados, e está instalado no Presídio Central de Porto Alegre, na Penitenciária Industrial de Caxias do Sul, no Presídio Regional de Santa Maria e na Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas.

O sistema Aspid foi adquirido no final de setembro e encontra-se instalado na Assessoria de informática do IGP. No momento, o órgão aguarda a compra do restante do equipamento necessário para instalação definitiva na Seção de Papiloscopia do Departamento de Criminalística. O Aspid representou um investimento de 450 mil reais.
Secretaria da Segurança Pública