Mais de 200 toneladas de materiais são apreendidas em desmanche irregular no município de Ibiraiaras
O proprietário foi preso em flagrante por crime ambiental e por receptação de veículo roubado
Publicação:

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou a 166ª edição da operação Desmanche nesta terça-feira (27/5), no município de Ibiraiaras. Durante a ação, foram apreendidas mais de 200 toneladas de materiais. O proprietário da empresa foi preso em flagrante por crime ambiental e por receptação de um veículo furtado em Caxias do Sul em janeiro de 2025. Ele também foi autuado pelo Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) e sofreu medidas administrativas de recolhimento das peças e carcaças de automóveis.
Operação Desmanche
A operação Desmanche foi criada em 2016 e é realizada de forma permanente pela SSP para reprimir o comércio ilegal de peças automotivas de procedência suspeita. Ao combater a venda de peças provenientes de veículos roubados ou furtados, a ação contribui para reduzir, de forma indireta, crimes que tenham como alvo veículos no Rio Grande do Sul. “Essa foi mais uma ação integrada entre as forças da Secretaria da Segurança para combater o crime, o comércio de peças irregulares e proteger o meio ambiente. A operação Desmanche segue firme em sua missão de enfrentar o comércio ilegal de peças automotivas e preservar a segurança e a legalidade em todo o Estado”, revelou o coordenador da operação, tenente Gerson Jacks de Oliveira Barth.
O cidadão pode denunciar qualquer atividade irregular pelo telefone 181 (Disque-Denúncia) ou pelo formulário disponível no site (Denúncia Digital 181). O sigilo é garantido.