Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação Netuno combate roubo de veículos na Região Metropolitana

Publicação:

A imagem mostra um agente da Polícia Civil em frente a um caminhão caçamba apreendido
Veículos em situação irregular foram apreendidos na operação Netuno - Foto: Polícia Civil - RS

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DRV/Deic), realizou, entre os dias 5 e 13 de junho, a Operação Netuno nos municípios de Alvorada, Guaíba, Porto Alegre e Viamão.

A ofensiva resultou na prisão de dez pessoas e na apreensão de sete veículos adulterados, armas de fogo, dinheiro e telefones celulares que serão analisados no curso das investigações. Veículos também foram recuperados.

A operação tem caráter permanente e faz parte da estratégia de enfrentamento e repressão qualificada ao roubo de veículos na Capital. O objetivo é, também, o desmantelamento de quadrilhas que utilizam os veículos roubados para a prática de outros delitos, como homicídios e roubos a residências.

A ação policial segue a estratégia de manter em baixa os números de crimes patrimoniais contra veículos, os quais têm registrado quedas nos últimos anos. “Embora o índice de roubo de veículos tenha reduzido significativamente, de acordo com os dados do RS Seguro, a Polícia Civil segue atenta, fomentando ações que abranjam a repressão qualificada nos delitos, com foco na investigação de qualidade e redução da impunidade”, ressalta a delegada titular da DRV/Deic, Jeiselaure de Souza.

Texto: Lucas Kras (estagiário)/Ascom SSP-RS. Edição: Dario Panzenhagen / Ascom SSP-RS

Secretaria da Segurança Pública