Técnica de reconhecimento facial auxilia no combate à criminalidade
Publicação:

A Polícia Civil e o Instituto-Geral de Perícias apresentaram à imprensa, nesta segunda-feira (04), detalhes da parceria entre as duas instituições de Segurança Pública no combate à criminalidade, em especial, ao furto e roubo de veículos na região do Vale dos Sinos. A apresentação ocorreu na sede da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), em São Leopoldo.
De acordo com o delegado Rosalino Constante Seara, titular da 3ª DPRM, a tecnologia desenvolvida pelo IGP/RS na área de composição facial fotográfica, popularmente conhecida por “retrato falado”, associada às equipes de investigação e o setor de Inteligência da Polícia Civil, resultaram na redução dos delitos na ordem de 12,5 % em relação a igual período do ano passado. O perito criminal Tiago Carvalho, que coordena as atividades do IGP/RS na região, salienta a integração das forças de Segurança Pública como fundamental no alcance de resultados como este.
O fotógrafo criminalístico Vicente Ferraro, que domina a técnica e atende no Posto de Criminalística de Novo Hamburgo, acentua que o banco de imagens no sistema do IGP/RS é eficaz, sobretudo quando as vítimas têm uma boa capacidade de memorizar e de transmitir ao profissional do IGP/RS as características de cada ponto facial dos criminosos, facilitando a composição de um rosto que tenha semelhança com o indivíduo procurado pela polícia.