Comunidade terapêutica é interditada em Viamão

Foto mostra agentes da Polícia Civil e da Vigilância diante de geladeira
Comunidade terapêutica clandestina foi interditada em Viamão - Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou a Operação Fallere, no bairro Vila Universal, em Viamão, para interditar uma comunidade terapêutica clandestina. Três pessoas, de 26, 27 e 35 anos, foram presas em flagrante por cárcere privado, associação criminosa, furto qualificado de energia elétrica, além de crimes contra idosos e contra as relações de consumo. A ação ocorreu nessa quarta-feira (30/05).

A 1ª Delegacia de Polícia de Viamão foi acionada para averiguar o desaparecimento de duas mulheres e, nas buscas, se deparou com a comunidade terapêutica clandestina. Foram recebidas informações de que, no local, haviam idosos em situação de maus-tratos e pessoas mantidas em cárcere privado.

Ao inspecionar o local, foi constatado que uma mulher, que inicialmente havia procurado tratamento na comunidade, estava sendo mantida sob cárcere privado. No local também estavam outros internos, incluindo idosos acamados, que não recebiam cuidados básicos de saúde e higiene e apresentavam ferimentos expostos, decorrentes de doenças infecciosas não tratadas.

O local era insalubre. As geladeiras estavam vazias e parte dos poucos alimentos à disposição estavam vencidos e eram impróprios para consumo. Além das três prisões, foram apreendidos cartões bancários e documentos assinados por idosos que eram internos do local.

A clínica foi interditada imediatamente pelos órgãos sanitários. As vítimas idosas foram encaminhadas pela SAMU para atendimento médico e depois para acolhimento institucional. Os outros acolhidos estão em local seguro. As duas mulheres que estavam desaparecidas foram encontradas em segurança.

Texto: Ascom Polícia Civil