Em Novo Hamburgo Jacini apresenta novas Diretrizes para Segurança Pública
Publicação:

Nesta quinta-feira (26), o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, participou de evento em Novo Hamburgo para tratar das novas políticas de segurança do Estado. O encontro, ocorrido no centro esportivo da cidade, foi promovido pelo movimento “Paz Novo Hamburgo”, composto por 40 entidades representativas do município.
O secretário defendeu a ideia da capacitação profissional e educação dos presos enquanto transitam entre os regimes aberto e semiaberto para que possam ser ressocializados. "Eles devem ser profissionalizados e estarem trabalhando. O erro do regime aberto é o não cumprimento daquilo que é previsto em lei”, enfatizou Jacini
A presidente do Movimento Paz Novo Hamburgo, Andreia Schneider, agradeceu a presença do secretário e apresentou as ações do movimento no município, que visa a retirada do presídio do município para um local mais apropriado. “Entregamos a avaliação que fizemos do local e queremos estabelecer uma parceria com o governo do Estado, no intuito de garantir as condições adequadas, de acordo com a legislação”, disse.
Após, o secretário Jacini foi o palestrante do “Prato Principal”, reunião-almoço promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, também palestrando sobre melhorias para a Segurança Pública do RS.
Jacini destacou os bons resultados obtidos durante sua gestão no Mato Grosso do Sul, com a ressocialização e profissionalização dos apenados, assim como a redução da reincidência criminal na região.
"O planejamento da segurança pública aqui no RS vai acontecer em cima de três eixos: inteligência artificial, capacitação e atualização. A Constituição diz que segurança pública não é uma função exclusiva da polícia, mas um dever de toda sociedade. Todos os presos voltam para a sociedade, temos entidades para recuperá-los e isso precisa ser feito. Vamos fazer o que precisa ser feito".
O evento realizado na sociedade ginástica do município, contou com a presença do prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, dirigentes regionais da Brigada Militar e da Polícia Civil e de empresários da região.
Texto: Cristiane Viegas/SSP