Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação Fios e Cabos: um homem é preso em Cidreira

Publicação:

Foto em área aberta mostra agentes da PC e BM em meio a materiais de reciclagem depositados no solo.
Criada em 2022, Operação Fios e Cabos chegou à sua 28.ª edição em Cidreira - Foto: Divulgação/SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou, nesta quinta-feira (25/1), mais uma edição da Operação Fios e Cabos no litoral do Rio Grande do Sul. Inserida no âmbito da Operação Verão Total 2024, a força-tarefa ocorreu no município de Cidreira e fiscalizou cinco empresas de reciclagem. Um homem foi preso em flagrante por recepção de material furtado.

A Operação Fios e Cabos é realizada de forma permanente pela SSP e conta com a participação das instituições vinculadas da pasta. A ofensiva consiste em buscas administrativas em locais determinados pelo serviço de inteligência das forças de segurança. O objetivo é combater a venda de fios e cabos de alta tensão de procedência ilegal, ou seja, material que tenha sido roubado ou furtado da rede de iluminação e telefonia.

Criada em 2022, a ação chegou à sua 28.a edição em Cidreira. Em um dos locais fiscalizados na manhã de hoje, foi apreendido cerca de 40 quilos de material, incluindo gabinete e rádios de transmissão pertencentes à rede de telefonia da empresa Claro. Um homem foi preso em flagrante. A operação também resultou em cinco termos circunstanciados e três notificações administrativas por parte do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Faça a sua parte: denuncie

As denúncias sobre qualquer atividade irregular podem ser encaminhadas, de forma anônima, para a SSP. O cidadão pode denunciar por meio do telefone 181 (Disque-Denúncia) ou pelo formulário disponível no site da pasta (Denúncia Digital 181). As denúncias são fundamentais para determinar os alvos da operação, e as forças de segurança utilizam as informações recebidas na elaboração de ações de combate ao crime.

Texto: Anna Emília Soares – Ascom SSP
Revisão: Elen Azambuja – Ascom SSP

Secretaria da Segurança Pública