Polícia Civil prende seis pessoas em Passo Fundo por extorsão e outros crimes
Operação desarticulou um grupo que cobrava dívidas e oferecia empréstimos a juros abusivos
Publicação:
Seis pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (19/2), uma delas em flagrante por posse de arma de fogo de uso restrito e crime contra a saúde pública, durante uma operação realizada pela Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), de Passo Fundo. Coordenada pelo delegado Venícios Demartini, a operação Castelo de Cartas buscou desarticular um grupo que praticava extorsão, posse irregular e comércio ilegal de arma de fogo na região.
Anabolizantes, medicamentos e produtos estéticos de origem estrangeira, além de um revólver, munições e mais de noventa mil reais em espécie foram apreendidos durante a ação policial.
A operação contou com cerca de 40 policiais de delegacias vinculadas à 6ª Delegacia de Polícia Regional de Interior (DRPI/Passo Fundo), da Delegacia de Polícia de Torres e da Brigada Militar. Cinco mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
A investigação teve início em setembro de 2025, quando policiais da Draco realizaram a prisão em flagrante de um indivíduo com armas comercializadas ilegalmente. Segundo Demartini, a partir de então foram identificados integrantes de um grupo que realizava o comércio ilegal de arma de fogo e praticava extorsões. “Os crimes ocorriam por meio da cobrança de dívidas de terceiros e por conta do dinheiro emprestado a juros abusivos”, revelou o delegado.
As investigações seguem sob sigilo até a conclusão e remessa do inquérito policial.
Texto: DCS/Polícia Civil. Edição: Ascom/SSP.